A ‘máfia’ dos influencers de Canaã que ostentam falsos seguidores

Foto: Capa do livro: "Oi, meninas tudo bem com vocês?" de Nayhamar M. https://www.anacrisinah.com/2016/02/resenhaoimeninastudobemcomvoces.html

Canaã dos Carajás está cheio de trapaceiros das redes, que fazem tudo pela fama, inclusive comprar seguidores. A boa notícia? A internet disponibiliza uma arma para desmascarar estes impostores. Confira aqui

Pouco antes da campanha política começar em Canaã dos Carajás, um jovem pré-candidato a vereador do município realizou uma transmissão ao vivo em seu Instagram – mais de 2 mil pessoas acompanhavam o debate em tempo real. O mesmo jovem político ostentava mais de 10 mil seguidores no seu perfil pessoal. Algo admirável. Ainda mais porque Canaã é uma cidade com cerca de 60 mil habitantes.  Ou seja, cerca de 20% da população da cidade seguia o pré-candidato. Quando se analisa o número de eleitores – 40 mil – o percentual sobe para quase 30%, eleitorado suficiente para eleger o jovem político e ainda arrastar três ou quatro candidatos a vereador consigo.

Dias depois, o popular pré-candidato mudou de lado na política e abandonou a própria candidatura. Anunciou que apoiaria outra pessoa para o cargo de vereador. Um político antigo, que jamais havia perdido eleições em Canaã. Resultado? O candidato apoiado pelo jovem político tirou menos de 700 votos. Onde estavam os 10 mil seguidores do jovem político quando ele mais precisou deste apoio?

É interessante observar que o experiente político perdeu por apenas 16 votos. Se destes 10 mil, apenas 16 seguidores tivessem ouvido as súplicas do jovem ex-pré-candidato, tudo seria diferente. Mas não foi.

Esta é uma anedota das eleições de 2020 em Canaã. Uma de muitas, mas ela só serve para ilustrar melhor o tema central desta breve análise dos supostos influencers de Canaã dos Carajás.

A farsa dos influencers

Como já foi tratado aqui anteriormente, os influenciadores digitais de Canaã não têm peso político nenhum. Mas a política nem é a questão central deste texto. No entanto, é preciso revirar o esgoto que se tornou as supostas audiências dos influenciadores de Canaã.

Pode ser que explicação para a inexpressão política dos influenciadores seja a pouca credibilidade que possuem ou mesmo a pouca massa cinzenta. Em alguns casos, no entanto, o problema é falta de caráter mesmo. Sim, caros leitores, há “ratos das redes” comprando seguidores, mentindo ao público, trapaceando empresas ao vender anúncios, vivendo uma vida que não lhes pertence.

Para a felicidade de uma nação, no entanto, a máscara destes jovens delinquentes vai ao chão agora. SIM, É POSSÍVEL descobrir se a pessoa comprou seguidores. A internet deixa rastros sempre.

Como saber quem comprou seguidores?

Em primeiro lugar, é preciso observar que as redes sociais possuem comportamento bastante específico. Por exemplo, famosos de verdade costumam manter uma média de novos seguidores por dia. Veja o exemplo abaixo:

A tendência de um perfil com razoável fama é continuar crescendo. No entanto, o Instagram, com sua severa política para banir perfis falsos, cancela diariamente milhares de contas. Pessoas que ganham milhares de seguidores de uma só vez de forma ilícita, também os perdem aos poucos.

Veja o exemplo abaixo de uma “famosa” “influencer” de Canaã. Veja a quantidade de seguidores perdidos nos últimos 30 dias.

Seriam perfis falsos sendo removidos? Tudo indica que sim. Essa mesma pessoa, que possui mais de 40 mil seguidores – total de eleitores de Canaã – é filha de um político local.

Seu pai perdeu as eleições.

Mas os indícios de falcatrua ficam cada vez mais evidentes quando analisamos o histórico de seguidores da jovem. Observe abaixo:

Em janeiro deste ano, a influencer ganhou, DE UMA VEZ SÓ, 12 mil seguidores. O curioso, no entanto, é que o número no mês anterior era bem baixo.

Veja:

Apenas 30 pessoas.

No mês seguinte, uma drástica queda:

Sim, menos 1849 seguidores! Tudo indica que aqui era o próprio Instagram agindo para combater os perfis falsos criados para seguir.

A ferramenta para desmascarar falsos influencers é gratuita. O site www.socialblade.com/instagram faz uma verificação completa da atividade de qualquer conta do Instagram no mundo. Basta digitar o nome de usuário e aguardar alguns segundos pelo relatório.

Observe sempre o histórico de atividade da conta do Influencer nos últimos meses e anos. A partir disso, é possível descobrir falcatruas. Cá entre nós, adquirir 12 mil seguidores de uma só vez é um feito para pessoas realmente famosas. O contrário disso, sem sombra de dúvidas, é fraude.

Como comprar seguidores?

Aqui, a receita é simples:

Google + Cartão de crédito + Desonestidade = Audiência falsa

Anotou?

Agora, todos nós temos em nossas mãos as ferramentas para desmascarar mentirosos das redes sociais. Quando nos libertarmos de falsidades deste tipo, é possível que as redes sociais se tornem lugares mais justos e agradáveis. Cada um de nós pode contribuir para isso.

Acho que é preciso acabar com essa máfia de pessoas que ganham dinheiro com mentiras.

Fiz minha parte.

 

(Foto: Capa do livro: “Oi, meninas tudo bem com vocês?” de Nayhamar M. – Retirada do site: anacrisinah.com)

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *